Educação
Depois de muita expectativa, começam as provas do Enem
Desafios para formação educacional de surdos no Brasil é o tema da redação
Paulo Rossi -
Cerca de 16,5 mil candidatos realizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde as 13h30min deste domingo (5), em Pelotas. O tema da redação já foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep): Desafios para formação educacional de surdos no Brasil. Os candidatos têm até as 19h para também responder 90 questões objetivas de linguagens - Língua Portuguesa e Língua Estrangeira - e de Ciências Humanas: Geografia, História, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais.
Como de praxe, o clima era de ansiedade no entorno dos prédios. Com sol e a temperatura de 23ºC, garrafinhas d´água estavam entre os itens mais comuns para acompanhar os concorrentes a uma vaga no Ensino Superior. Por volta das 12h45min, a adolescente Luiza Etchegaray, 17, ainda recebia o incentivo de um grupo de mães de amigos. "Quero entrar para Direito", resumiu, antes de seguir caminho rumo à sala.
Em família
O casal do Pará, Jaime Alves Bezerra e Izailda de Moraes Santos, engrossa a torcida para o bom desempenho da filha Jade, de 20 anos de idade. "Ela quer Medicina e se preparou muito", conta o pai, orgulhoso. Na última edição do Enem, a jovem obteve pontuação suficiente para conquistar vaga em outros cursos, como Direito e Odontologia, mas agarrou-se ao sonho de ser médica e decidiu se submeter às provas novamente neste domingo.
"Queremos muito que ela passe e possa continuar aqui em Pelotas", conta o militar do Corpo de Bombeiros. A família deixou a região Norte do país há cerca de um ano e meio por questões profissionais e deseja permanecer em solo gaúcho.
Saiba mais
- Para deixar o prédio: O aluno só poderá sair após duas horas do início da prova. Apenas quem for embora nos últimos trinta minutos poderá levar o Caderno de Questões.
- Como ficam as notas: O valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e de erros. Um item em que grande número de candidatos acertou a resposta será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Já o estudante que acertar questões com alto índice de erros sairá em vantagem. Por isso, não é possível calcular a nota final apenas contabilizando o número de erros e de acertos em cada uma das provas. Se dois candidatos acertam o mesmo número de questões, por exemplo, não significa que terão, necessariamente, a mesma pontuação.
- Gabarito: O Inep divulgará o gabarito oficial no dia 16 deste mês.
- Correção da redação: O texto é corrigido por pelo menos dois avaliadores, de forma independente. Cada um deles atribuirá uma nota entre zero e 200 pontos para cada uma das cinco competências. Se entre as notas dadas pelos dois corretores houver diferença superior a cem pontos (no somatório geral) ou de mais de 80 pontos em qualquer uma das competências, a redação segue para uma terceira avaliação.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário